dicas-para-prevenir-incendios

Por causa da frequente presença de gases e líquidos inflamáveis nesses ambientes, um esquema forte de proteção é necessário, com equipamentos de qualidade e detectores eficientes. Mas além desses aparelhos, existem algumas medidas de segurança simples, porém extremamente valiosas que você pode adotar agora mesmo. Confira agora as 10 dicas para prevenir incêndios:1 – É aconselhável que você não una todas as ligações elétricas num único circuito. Quanto mais aparelhos ligados na mesma tomada, maiores os riscos de curto circuito. E lembre-se sempre: fios desencapados devem ser isolados e, de preferência, substituídos imediatamente.

2 – Mantenha as áreas de trabalho sempre limpas. O acúmulo de materiais, especialmente sujeiras e entulho, cria um ambiente propício para começar incêndios. Organização e limpeza são sempre ótimos pontos de partida para a prevenção de imprevistos.

3 – Essa vai para os fumantes: jamais utilize o cinzeiro como lixo. Mesmo que apagadas, bitucas não combinam com papéis, jornais, papelão, plásticos e outros elementos que podem pegar fogo e dar início a um incêndio. Para prevenir riscos, uma boa dica é colocar areia dentro dos cinzeiros. Mesmo que algum desavisado jogue algo inflamável por ali, o material impede um eventual incêndio.

4 – Dica importantíssima para donos e trabalhadores de indústrias: faça sempre a manutenção preventiva e mantenha o maquinário em bom funcionamento. Isso impede que os equipamentos superaqueçam e façam faíscas.

5 – Todos os extintores, mangueiras e hidrantes devem ser inspecionados com frequência, de acordo com as normas ABNT, NBT e ITs aplicáveis. Você também deve assegurar a quantidade ideal de equipamentos em proporção ao tamanho da área a ser protegida.

6 – Nada de armazenar materiais e equipamentos na frente de painéis elétricos e de controle. O acesso a essas áreas deve ficar sempre livre, pois ao menor sinal de fumaça ou faíscas, você pode precisar desligar a energia ou algum outro equipamento.

7 – Principalmente em empresas e indústrias que trabalham com materiais inflamáveis, é essencial que todos os colaboradores (ou pelo menos, boa parte deles) saibam manusear extintores de incêndio. Por isso, o ideal é realizar treinamentos de segurança e orientá-los sobre o que fazer durante essas situações.

8 – Cautela no manuseio de materiais químicos. É importante ler com cuidado as instruções de segurança e armazenamento, bem como o risco de incêndio apresentado. Também fique atento à ventilação no local de armazenagem.

9 – Na verdade, esta não é uma dica de prevenção de incêndios, mas serve para combatê-los o mais rápido possível. Mesmo que a sua empresa/indústria não apresente grandes riscos de incêndio, é sempre bom deixar visíveis os telefones de segurança e o endereço do local. Assim, ao menor sinal de fogo, profissionais serão acionados rapidamente.

10 – Por último, mas com certeza, não menos importante: conte com um bom sistema de proteção contra incêndios. Isso inclui detectores de fumaça, chamas e gases, painéis de controle e outros acessórios. Dê uma olhada nos equipamentos que a Bitencourt  disponibiliza e mantenha a sua empresa sempre protegida de incêndios!